Selecciona una palabra y presiona la tecla d para obtener su definición.
Indice


1

«Todos os animais buscam com sofreguidão esses lugares, não só mamíferos como aves e reptis.

O gado lambe o chão atolando-se nas poças, bebe com delícia aquela água e come o barro.» Escragnolle Taunay.

Tratando dos lugares a montante da Barra do Rio Grande, diz Aires de Casal: «Há várias lagoas pequenas em maior ou menor distância do rio, todas de água mais ou menos salobra, em cujas margens o calor do sol faz aparecer sal como geada.

A água destas lagoas (e mesmo a doce) filtrada por uma porção de terra adjacente em cochos de pau ou de couro finamente furados e exposta em tabuleiros ao tempo em oito dias cristaliza ficando sal alvo como marinho.

Quase todo esse sal para o centro de Minas Gerais.» Corografia Basílica, II, p. 169.



 

2

Acompanhe-se o Relatório de Frei Monte-Marciano.



 

3

Vide Descrições Práticas da Província da Bahia pelo tenente-coronel Durval Vieira de Aguiar.



 

4

Caetano Pinto de Miranda Montenegro, vindo em 1804 de Cuiabá ao Recife, andando 670 léguas, passou pela Barra do Rio Grande, e no relatório que enviou ao visconde de Anadia, diz, referindo-se àqueles lugares, que «em nenhuma parte dos domínios portugueses a vida dos homens tem menos segurança». (Liv. 16. Corr. da Corte, 1804-1808)



 

5

«Quem precisa de jagunços no Rio S. Francisco manda-os contratar nesse grande viveiro. O clavinote com a munição é o preço; o mais arranjam facilmente conforme o valor da impunidade que a influência do patrão oferece». Tenente-coronel Durval. Idem.



 

6

Terras grandes -frase vaga com que os matutos designam o litoral que não conhecem. Com ela abrangem o Rio de Janeiro, a Bahia. Roma e Jerusalém -que idealizam próximas umas de outras e muito afastadas do sertão. É o resto do mundo, a civilização inteira, que temem e evitam.






Indice