O texto dessa comunicação, com o título «Sobre o texto e a interpretação das cantigas de Martin Codax» foi publicada no volume Critique textuelle portugaise. Actes du Colloque (Paris, 20-24 octobre 1981), Paris, 1986, pp. 65-83. Vem reproduzido em apêndice no presente volume.
Uma eficaz descrição e apreciação do trabalho de cada um destes musicólogos foi feita por Manuel Pedro Ferreira no livro O som de Martin Codax cit., pp. 91-101.
Ismael Fernández de la Cuesta, «Les cantigas de amigo de Martin Codax», in Cahiers de Civilisation Médiévale, 99-100, Poitiers, 1982, pp. 179-185.
O som de Martin Codax cit. na nota 7.
Cf. Prefacio cit., p. XI.
Ibid.
Ibid.
Por exemplo, sobre o emprego do -e paragógico: cf. pp. XI-XII. Note-se que, na sua reflexão, C. Cunha não omite o louvor aos «sólidos argumentos com que [M. P. Ferreira] justifica a autoria codaciana da cantiga VII, posta em dúvida por alguns estudiosos, entre os quais Barbara Spaggiari» (cf. p. XIII).
M. P. Ferreira, O som de Martin Codax cit., p. 139.
Cf. Prefácio cit., p. XIII (na citação, omitimos a nota de rodapé referente a E. Asensio).